Se não consegues emagrecer, será que tens o metabolismo lento?
- Rita C. Garcia
- 18 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Sentes que fazes tudo corretamente e, mesmo assim, o peso parece que não quer descer?
Sentes que fazes as escolhas alimentares certas, mas que mesmo assim o peso parece não ceder por nada?
Isto pode estar relacionado com o metabolismo lento! Mas o que é isto do "metabolismo"?
O metabolismo é como se fosse o motor do nosso carro (que é o nosso corpo). Cada célula tem um pequenino motor responsável pela utilização de energia e, no conjunto, esses motores a trabalhar são o nosso metabolismo.
Quando temos o metabolismo lento é como se não tivéssemos capacidade de utilizar o combustível para meter os nossos "motores" a trabalhar. Ou seja, é como se a energia que ingerimos através dos alimentos não fosse bem utilizada por nós. Por sua vez, não sabendo o que fazer com essa energia a mais, o nosso corpo guarda-a sob a forma de gordura.
E porque é que isto acontece?
Na verdade existem várias explicações para ter um metabolismo lento, mas vou referenciar algumas das principais razões que tenho em consulta com os meus pacientes:
1) Anos de alimentação incorreta
Quando digo "alimentação incorreta" pode ser comer muitas gorduras, poucos hortícolas e poucas frutas, ou "dietas intermitentes", ou seja, periodos de grande restrição com um objetivo a curto prazo, seguidos de períodos de comer em grandes quantidades, abundância e/ou má qualidade alimentar.
2) Uso de medicamentos
Certos medicamentos podem tornar o metabolismo mais lento e/ou criar demasiados metabolitos (lixo provocado pela "digestão" dos medicamentos).
3) Sedentarismo e falta de atividade física
Talvez um dos maiores desafios em Portugal desde sempre seja colocar as pessoas a mexer! São raras as pessoas que fazem 150 minutos de atividade física por semana, o que leva a uma falta de massa muscular, que por consequência faz com o metabolismo se torne mais lento.
4) Intestinos presos
Na verdade, aqui trata-se de uma "pescadinha de rabo na boca", ou seja, os intestinos presos podem ser um sinal de metabolismo lento e o metabolismo lento pode provocar prisão de ventre.
5) Menopausa
Sendo uma grande alteração que mexe com vários sistemas do organismo, a menopausa pode ser uma razão para reduzir o metabolismo, bem como acumular maior quantidade de gordura na zona abdominal.
Para tratar o metabolismo lento é preciso, antes de tudo saber a(s) causa(s) do mesmo e delinear uma estratégia por prioridades! No nosso organismo tudo está encadeado e umas coisas desbloqueiam as outras. Por isso, após o diagnóstico, é necessário saber por onde começar para que consigamos colocar o corpo a funcionar corretamente.
Uma vez a funcionar bem, é como um relógio suíço: as rodas dentadas estão encaixadas e só se desconcertam se houver algum evento que estrague esta harmionia novamente.
No entanto, para saberes se o teu metabolismo é mesmo lento, deves consultar uma nutricionista que te faça essa avaliação, pois não podemos auto-diagnosticar um metabolismo lento. Muitas vezes, a estagnação no emagrecimento pode ter outras razões que não o metabolismo.
Um abraço,
Rita C. Garcia
Nutricionista 2862N







Comentários